ENCONTRO COM CIÊNCIA: OFICINAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO-
MÓDULO 2 – DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FERRAMENTAS PARA A CRIAÇÃO DE VÍDEOS
PITCH E PODCASTS (PARTE 2)
PAGAMENTO
VIA BOLETO
Coordenadora:
Profª. Viviane Elisângela Gomes
INSCRIÇÕES: 30/10/2020 a 02/12/2020 -
Mínimo de 30 inscrições (público pagante) para realização do evento.
http://conveniar.fepmvz.com.br/eventos/
Obs.: É imprescindível o
fornecimento do e-mail e do telefone (preferencialmente, o celular) no ato da
inscrição. Somente assim o aluno receberá o link/código de acesso
às reuniões online e as informações atualizadas sobre os encontros.
DIAS E
HORÁRIOS:
04/12/2020- Sexta-feira, no horário de: 19:00 às 21:00 horas.
INVESTIMENTO: R$ 25,00
VAGAS: 180 (Sendo 162 para o público
pagante e 18 para público FUMP e Servidores UFMG).
Obs**: Os
alunos que forem FUMP e Servidores UFMG terão que entrar em contato diretamente
com o CENEX DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMG para que seja feita a inscrição.
Informações sobre bolsa
Nos Cursos de
Extensão serão concedidas bolsas para alunos carentes e/ou servidores da UFMG,
num total de 10% das vagas preenchidas, desde que o curso atinja o número de
inscrições necessárias para sua viabilização.
Alunos da UFMG e
comunidade externa deverão passar pelo processo de análise socioeconômica
aplicada pela Fundação Mendes Pimentel (FUMP), especificamente para obtenção da
declaração de classificação socioeconômica, que subsidiará a coordenação CENEX
no processo de seleção das bolsas.Servidores da UFMG deverão providenciar a
declaração da chefia imediata autorizando a participação no curso requerido sem
prejuízo de seus encargos didáticos ou atribuições funcionais.
Após esta etapa o candidato deverá participar do
processo seletivo CHAMADA CENEX/FAO nº
072/2020, confira o documento na íntegra, no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1CygCtRMDZBqGSoH7TsxHZRiT-zwJaX-4/view?usp=sharing
PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação e Pós-Graduação da
UFMG e público externo
OBJETIVO: Apresentar noções
de comunicação, organização de informações e design de apresentações em mídias
digitais e impressas.
METODOLOGIA:
Em decorrência da pandemia da
COVID-19, esta será a primeira oferta do curso na modalidade remota e o curso
será integralmente desenvolvido na plataforma Microsoft Teams.
A metodologia proposta consiste na
realização de momentos de exposição teórica mediados pela equipe de
facilitadores, composta de estudantes da graduação e pós-graduação.
Em seguida o aluno terá a oportunidade
de experimentar de forma prática as informações compartilhadas, sendo
estimulado também a discutir em grupo.
Um(a) facilitador(a) será o(a) líder
responsável pela mediação dos momentos expositivos e a turma conta ainda com
facilitadores monitores, imprescindíveis nos momentos práticos.
Dessa forma, será possível trabalhar as
individualidades de cada aluno e garantir um melhor acompanhamento. Também
estarão presentes docentes coordenadoras do curso. Em determinados momentos
práticos os alunos serão estimulados a trabalhar em duplas ou pequenos grupos,
para a socialização e discussão dos conhecimentos adquiridos. Sempre
acompanhados de um(a) facilitador(a). Não é necessário que o aluno tenha
conhecimento prévio em nenhuma das temáticas, uma vez que o curso compreende
noções básicas dos assuntos abordados e se desenvolve a partir das demandas da
turma.
MÓDULO
2: #Divulgaçãocientífica: ferramentas para a criação de vídeos pitch
e podcasts - parte 2
Conteúdo programático: 1. Comunicação
e linguagem visual - O que é comunicação e qual o seu papel? - Por quê a
comunicação é importante para a ciência? - Uso da linguagem visual como
ferramenta de comunicação; 2. Introdução ao Power Point. Bibliografia: DONDIS,
D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2 edição, São Paulo: Martins Fontes, 1997
(Coleção a); MUNARI, B. Design e Comunicação visual, contribuição para uma
metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997; CRESPO, I. M.,
RODRIGUES, A. V. F. Normas técnicas e comunicação científica: enfoque no meio
acadêmico. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.9, n.1, jul./dez. 2011.
Os
alunos inscritos/pagantes receberão, por e-mail, o link/código
de acesso às reuniões online, a se realizarem nas datas previamente
agendadas. Para tanto, é imprescindível que o aluno forneça o seu
e-mail no ato da inscrição.
O link/código
de acesso às reuniões online não deverá ser compartilhado com terceiros.
Só serão admitidos nas reuniões os alunos que estiverem com o(s)
pagamento(s) em dia.
FREQUÊNCIA: Será apurada pelos organizadores
mediante lista de presença a ser passada durante o evento.
Para mais informações ou dúvidas entre em contato
pelos e-mails: eventos@fepe.com.br e odonto-cenex@ufmg.br ou pelo telefone 3409-2021 e WhatsApp 99917-1666
Estamos à disposição,
Equipe FEPE.
|